Dicas

Veja como cuidar melhor do seu móvel e fique ligado nas novidades para sua casa: mito ou verdade? A gente esclarece aqui.
Home | Dicas | Como escolher o colchão ideal?

Como escolher o colchão ideal?

A densidade de um colchão é uma informação técnica para a parte de espuma de um colchão, seja ele feito com molas ou completamente composto pela espuma. Uma maior densidade não significa, necessariamente, que você tem um colchão mais duro, e o contrário também não é verdade, que um colchão de menor densidade é mais macio. Entender isso é o primeiro passo para você escolher a densidade de colchão ideal.

Molas ou espuma?

Antes de escolher um colchão, o mais importante é saber diferenciar modelos feitos com molas de modelos feitos com espuma. Um colchão feito com espuma tem um menor custo e uma maior estabilidade, ou seja, ele é um pouco mais “duro”, mesmo se não for da densidade correta para seu peso (falaremos mais sobre isso abaixo). Um problema dos colchões de espuma é que eles “esquentam” rapidamente, e podem transformar uma noite de sono em pesadelo. Boas marcas de colchões usam tecidos na cobertura da espuma que ajudam a proporcionar um melhor conforto térmico, no entanto.

Um colchão de molas, por outro lado, é muito mais “mole”, mesmo quando for o modelo certo para seu peso. Ele proporciona um conforto superior, além de ter uma durabilidade maior. São mais caros também, mas é algo que se paga no médio e longo prazo. Como as molas deixam vários espaços ocupados pelo ar, o colchão de molas esquenta menos porque dentro dele há uma circulação de ar permitindo a troca de temperatura para um melhor conforto térmico. Principalmente para casais, colchões de mola deixam de ser apenas uma opção e passam a ser uma necessidade, por ser mais adequado para comportar duas pessoas com diferentes pesos, sem desconforto.

Não é só uma questão de gosto, portanto, a escolha de um colchão. É uma questão de conforto.

Mas e o colchão de Visco Elástico?

O Visco Elástico é um tipo de espuma que foi desenvolvido pela NASA (Agência Aeroespacial Norte Americana) e é mais frio, tem uma densidade alta (D70 – explicaremos o que isso significa abaixo) e que com uma altura mínima de 4 cm já dá um suporte excelente para o corpo. Este tipo de espuma também resulta em uma menor movimentação durante a noite, provavelmente pela sua capacidade de manter uma temperatura confortável e pela “memória” do contorno do seu corpo. Porém, ele não deixa de ser espuma, e perde em conforto e “maciez” para colchões com molas. Cabe lembrar que existem colchões com molas que tem visco elástico. Mas se tiverem uma camada menor que 4 cm, é só uma propaganda enganosa. O visco elástico é ideal para quem quer um colchão para crianças e bebes e pessoas mais pesadas que não se adaptam bem à colchões de molas.

O que é a densidade de um colchão?

A densidade de um colchão é o termo técnico, de acordo com normas da ABNT e do INMETRO, usado para medir o peso da espuma em um determinado volume. Por exemplo, uma espuma de densidade 33 (D33), se tivesse 1 metro de altura por 1 metro de largura, teria um peso total de 33 kg. Uma espuma de densidade 28 (D28), em um bloco de mesma altura e largura, teria 28 kg, e assim se segue.

Na hora de fazer o colchão a partir dessas espumas, a densidade escolhida está diretamente ligada ao peso que será colocado em cima do colchão de espuma. Quanto maior a densidade, maior o peso que a espuma suporta. Quanto menor, menor o peso que o colchão suporta e maiores são as chances de que alguém mais pesado ou mais alto vá passar por uma boa dose de desconforto.

Como escolher a densidade certa de um colchão?

Uma densidade do colchão D45 não significa que o colchão suporta o peso de uma pessoa de 45 quilos. Como dissemos logo acima, é apenas o peso do bloco da espuma com 1 metro de largura por um 1 metro de altura. Um colchão de densidade D45 suporta de 95 kg a 115 kg, na verdade. Veja abaixo qual a densidade de cada colchão e o peso que ele suporta:

  • Densidade 23 – de 1 kg a 50 kg
  • Densidade 28 – de 50 kg a 75 kg
  • Densidade 33 – de 75 kg a 95 kg
  • Densidade 45 – de 95 kg a 115 kg

Abaixo, uma tabela de densidade para casais e solteiros:

 

densidade-colchao

 

Vale lembrar que se você estiver escolhendo um colchão de espuma para casal, a densidade a ser escolhida deve ser pro cônjuge que tem maior peso. Para colchões de mola, as normas da ABNT e do INMETRO são um pouco diferentes, e eles suportam diferentes pesos de acordo com o tipo de mola, como se segue abaixo:

  • Molas Bonnell – de 1 kg a 90 kg. No quesito rigidez das molas, modelo pocket Bonnel é extra macio, e o Bonnell é macio
  • Pocket (ensacado) – de 1 kg a 90 kg. No quesito rigidez das molas, modelos pocket são, geralmente, macios
  • Superlastic – de 1 kg a 110 kg. No quesito rigidez das molas, o Superlastic é o meio termo, nem muito macio nem muito duro
  • LFK – de 1 kg a 120 kg. Tem rigidez firme das molas
  • Miracoil – de 1kg a 150 kg. Rigidez extra firme das molas

O ideal, na hora de escolher a densidade e o peso suportado pelo colchão, é combinar a densidade da espuma para o peso com o tipo de mola, salvo no caso de bebes e crianças, que podem ser muito bem atendidas por colchões de densidade 23.

Por exemplo, ao comprar um colchão de casal, sendo que uma das pessoas do casal tem 95 kg e o outro tem 70 kg, o ideal é combinar uma camada de espuma de, pelo menos, 4 cm com densidade mínima de 45 com o tipo de mola Superlastic, LFK ou Miracoil.

Considere problemas de saúde antes de comprar seu colchão

Quem tem osteoporose pode sofrer bastante com um colchão de maior densidade. Então, mesmo que a pessoa seja mais “pesada”, um colchão de menor densidade deve ser considerado. Problemas de coluna, como hérnias de disco, por outro lado, podem se beneficiar de um colchão mais denso.

Opcionais na escolha de um colchão

Sempre escolha um colchão com selo do INMETRO. São mais caros, mas duram mais tempo. Colchões de espuma da melhor qualidade duram até 5 anos sem se deformar de forma permanente, enquanto colchões de molas podem durar até 10 anos. Acrescente, nessa escolha, um tecido ou espuma antialérgica e com tratamento antiácaros e antifungos. Estes materiais, além de evitarem crises de alergia, também afastam os cheiros ruins do seu colchão.

O chamado “colchão magnético” não tem comprovação alguma de eficiência. Eles são bem mais caros e vale mais a pena investir em um colchão de molas de boa qualidade.

Colchões de visco elástico são opções boas para bebes e crianças. Compre um modelo um pouco maior para seu bebe, de forma que dure até ele completar 5 ou 6 anos de idade.

Evite, a qualquer custo, comprar um colchão do tipo “tábua”, que tem uma pequena camada de espuma suportada por uma grande placa de madeira ou material semelhante. Eles são muito duros e não se adaptam ao contorno do seu copo. Apesar de serem vendidos como “colchões ortopédicos”, eles fazem mais mal do que bem.

Teste antes de comprar

O mais importante: vá até a loja e teste o colchão. Se você for comprar um colchão de casal, vá com seu cônjuge para a loja e testem juntos. Deite-se no colchão na posição que você costuma dormir, movimente-se e veja o conforto que proporciona. Geralmente, todos os termos técnicos aqui descritos podem ser desconsiderados a partir de um bom teste de colchão. Afinal, seu corpo é seu melhor termômetro do conforto.

Uma dica importante: não teste um colchão no fim do dia, quando você está mais cansado. Teste o colchão logo pela manhã, poucas horas após acordar, ou após ter tirado um bom cochilo na parte da tarde. Assim, você evita que seu corpo cansado se confunda entre descanso e conforto. Não se esqueça de fazer uma boa manutenção e rotação do colchão.

Fonte: Texto reproduzido de https://www.2quartos.com/densidade-colchao-ideal-tabela-casal-solteiro/

Veja também “Qual Tamanho Certo das Medidas de um Colchão?